19 de novembro de 2017

Orientações para o teste - Português, 9.º ano de escolaridade

Orientações para o teste
Português, 9.º ano de escolaridade
Duração: 90 min.

Grupo I – Compreensão escrita / Educação literária (50%)

Objetivo: Compreender um texto através da sua leitura:
Parte A – texto jornalístico: crónica.
Parte B – texto narrativo: conto literário.
Tipo de questão:
Parte A – Itens de seleção de informação: verdadeiro/falso; escolha múltipla.
Parte B – Itens de construção: resposta curta e restrita; uma resposta final mais extensa, orientada
Critérios de correção:
Parte A – Certo/errado.
Parte B – Diferentes níveis de cotação, considerando a relação entre Conteúdo (informação) e Forma (expressão). Por ex.: 3C+2F = 5 pontos no total.

Grupo II – Gramática (20%)

Objetivo/conteúdos: Analisar unidades sintáticas: funções sintáticas ao nível da frase (sujeito, predicado, vocativo) e internas ao grupo verbal (complemento direto, complemento indireto, complemento oblíquo).
Tipo de questão:
Itens de seleção de informação: associação; verdadeiro/falso; escolha múltipla.
Critérios de correção: resposta certa; resposta com incorreção; resposta incorreta.

Grupo III – Expressão escrita (30%)

Objetivo: Escrever um texto de determinado tipo (de opinião / narrativa / crónica) acerca de um tema fornecido.
É dado a escolher entre o Tema A e o Tema B.
Tipo de questão: Item de construção: resposta extensa, orientada.

Critérios de correção: níveis de desempenho (1-5), de acordo com parâmetros: tema e tipologia; coerência e pertinência; estrutura e coesão; morfossintaxe; repertório vocabular; ortografia.