14 de maio de 2015

Ler, escrever e dizer acrósticos na sala de aula

1. Definição 

a·crós·ti·co (grego akrostikhís, -ídos), substantivo masculino
  1. [Versificação] composição poética em que cada verso principia por uma das letras da palavra que lhe serve de tema.
  1. Tipo de texto em que as primeiras letras de cada linha ou parágrafo formam verticalmente uma ou mais palavras.
Fonte: Dicionário Priberam da língua portuguesa [em linha], 2008-2013, [consultado em 14.05.2015].


Outra definição
«Acróstico é uma composição poética onde as letras iniciais, intermediárias ou finais de cada verso formam palavras ou até mesmo frases.»

Fonte: Sabrina Vilarinho, «Acróstico», in Mundo Educação, Brasil.


2. Ler acrósticos

[folha/imagem projetada no quadro]


Fonte: Maria do Céu Vieira Lopes, Da gramática à escrita, 3.ª ed., Lisboa: Plátano, 2009, pp. 6-7.


Jovem
Orgulhoso
Sem
Énguiços





Canção de Roberto Carlos:



 ACRÓSTICO (MARIA RITA)


Mais que a minha própria vida
Além do que eu sonhei pra mim
Raio de luz
Inspiração
Amor você é assim

Rima dos versos que eu canto
Imenso amor que eu falo tanto
Tudo pra mim
Amo você assim

Meu coração
Eternamente
Um dia eu te entreguei

Amo você
Mais do que tudo eu sei
O sol
Raiou pra mim quando eu te encontrei


Fonte: Sabrina Vilarinho, «Acróstico», in Mundo Educação, Brasil.




3. ATIVIDADE: Construir / escrever acrósticos


  1. Escreve acrósticos com as letras do teu nome e de um(a) amigo(a).
  2. Em trabalho de pares, inventa um texto poético, recorrendo ao seguinte acróstico:


A ____________________
____________________
____________________
____________________
____________________

É ____________________

____________________
____________________

____________________
____________________
____________________
____________________
____________________
____________________
____________________


Podes escolher outra definição de amigo (tema do acróstico) no poema "Amigo" de Alexandre O'Neill no teu manual, p. 165.

Exemplo de um acróstico, do aluno Nuno Tomás, do 7.º E: