1 de dezembro de 2014

Programa PARLAMENTO DOS JOVENS debate sobre “Combate ao insucesso escolar”

Aula de Formação Cívica
Sumários: [1.] Reflexão sobre “Combate ao insucesso escolar”, através da leitura de alguma documentação sobre o tema. [2.] Registo de 10 medidas para combater o insucesso escolar. [3.] Elaboração de material – folhetos, cartazes, posters, slogans, etc. – para defesa e divulgação dessas medidas.



V. página oficial do Parlamento dos Jovens

PROBLEMÁTICA

Debate nas escolas com a presença de deputados da assembleia da república
Tendo terminado [no dia 27.10.2014] o prazo de inscrição das escolas na edição 2014-2015 do Parlamento dos Jovens, inicia-se agora a etapa de dinamização de debates na escola sobre os temas aprovados:
“Combate ao insucesso escolar” (ensino básico)
“Ensino público e privado: que desafios?” (ensino secundário)
Para além da promoção de debates envolvendo a comunidade educativa, convidando entidades locais ou especialistas, as escolas podem ainda organizar um debate com um Deputado da Assembleia da República.




Debate sobre o tema – Combate ao insucesso escolar
Sessão nacional (ensino básico) do Parlamento dos Jovens:
4 e 5 de maio de 2015

APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA

“O programa Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República [AR], em colaboração com outras entidades, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
Culmina com a realização de duas Sessões Nacionais na AR, preparadas ao longo do ano letivo, com participação de Deputados, designadamente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura, órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.
Todas as Escolas do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e do secundário são convidadas a participar.

DICAS PARA EXPLORAÇÃO DO TEMA:

Bibliografia; estatísticas, legislação; ligações na net.
Alguns recursos informativos sobre o tema “Combate ao insucesso escolar”, em debate na edição do ensino básico do Parlamento dos Jovens 2014-2015.
Estes recursos constituem pistas para professores e alunos explorarem o tema em conjunto e poderão ser um complemento para uma eventual pesquisa mais aprofundada que venham a desenvolver.

BIBLIOGRAFIA
  • BELO, Berta (2011) Os processos de produção do insucesso escolar: o ponto de vista dos alunos. – Dissertação de mestrado. Lisboa: ISCTE.
  • BENAVENTE, Ana (1990) «Insucesso escolar no contexto português – abordagens, concepções e políticas», in Análise Social, vol. XXV, n.º 108-109, 715-733.
  • CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA (2011) «Recomendação do Conselho de 28 de junho de 2011 sobre as políticas de redução do abandono escolar precoce», in Jornal Oficial da União Europeia (2011/C 191/01), 1-6.
  • CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (2013) Estado da Educação 2013. Lisboa: Conselho Nacional de Educação.
  • ESTÊVÃO, Pedro e ÁLVARES, Maria (2013) «A medição e intervenção do abandono escolar precoce: desafios na investigação de um objeto esquivo», in CIES e-Working Papers. 157.
  • JUSTINO, David et al. (2014) Atlas da Educação – Contextos Sociais e Locais do Sucesso e Insucesso. Portugal, 1991-2012. Lisboa: Cesnova.
  • LEITE, Teresa (2011) Currículo e Necessidades Educativas Especiais. Aveiro: Universidade de Aveiro.
  • LEMOS, Valter (2013) «Políticas Públicas de Educação: Equidade e Sucesso Escolar», in Sociologia, Problemas e Práticas, n.º 73, 151-169.
  • MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2011) Diferenças de género nos resultados escolares. Estudo sobre as medidas tomadas e a situação actual na Europa. s.l.: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação, Ministério da Educação. [no programa Eurydice]
  • RIBEIRO, Célia e ALVES, Paula (2011) «(In)sucesso escolar: a influência das estratégias de estudo e aprendizagem», in Máthesis, 20, 45-54.
  • TAVARES, Susana (2012) A percepção dos alunos sobre a escola, sucesso e bem-estar escolar. – Dissertação de mestrado. Lisboa: ISCTE.


ESTATÍSTICAS

LEGISLAÇÃO
LIGAÇÕES NA INTERNET

Estas aulas de Formação Cívica incluem-se nas temáticas de educação para a cidadania.