Trabalho de
grupo: Apresentação oral sobre um episódio de Os Maias
avaliação
Episódio
|
Nº
|
Grupos
|
Comentários
|
Classif.
0-20
|
Cap. 8
Carlos em Sintra
|
10
|
1.
Fizeram
uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com linguagens
diversificadas: imagens (pertinentes), textos (adequados).
2.
Distribuíram
bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.
O B.
introduziu o tema, explicitando qual o enfoque do trabalho (seleção de
informação).
4.
Ponto
forte: darem a conhecer excertos do cap., complementando-os com
imagens, e terem comentado quer os
excertos quer as imagens (boa valorização do material utilizado).
5.
Finalizaram,
selecionando uma parte/momento de que gostaram mais. O arco de Seteais
enquadrando o Palácio da Pena.
6.
Boa
gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
|
18
|
|
4
|
18
|
Cap. 12
O jantar dos Gouvarinho
|
6
|
1.
Fizeram
uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com imagens
pertinentes e visualmente muito conseguidas.
2.
Distribuíram
bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.
O D.
expôs uma visão geral do episódio e depois salientou os principais assuntos
tratados durante o jantar, sem ler e com uma boa dicção. Muito bom!
4.
O Y.
explicou os principais objetivos do jantar e a ementa. Boa valorização das
imagens.
5.
Boa
gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
6.
Menos
bom: dizer que uma das personagens
“sofria de diletantismo” como se fosse de facto uma doença; caraterizar as
personagens em si (no global do romance) sem referir como se comportaram ou
foram importantes no jantar. A referência a Afonso da Maia (excerto) é
acessória.
|
17
|
|
14
|
17
|
Cap. 15
Jornal “A Tarde”
“A Corneta do Diabo”
|
11
|
1.
Fizeram
uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com linguagens
diversificadas: imagens e textos pertinentes e até engraçados.
2.
Distribuíram
bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.
O J.
introduziu o tema, utilizando o PowerPoint e explicando de memória todos os
pormenores do episódio. Muito bom!
4.
O D.
explicou a crítica visada com o episódio, procurando estabelecer um paralelo
com a atualidade.
5.
Enunciaram
e descreveram as principais personagens intervenientes no episódio.
6.
Ponto
forte: finalizaram,
selecionando um excerto caricato/interessante que sintetiza bem o episódio.
7.
Boa
gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
8.
Menos
bom: Os tópicos do resumo
do episódio são expressos exatamente como na ficha informativa fornecida pelo
professor.
|
17
|
|
5
|
17
|
Cap. 10
As corridas de cavalos
|
8
|
1.
Fizeram
uma apresentação oral com recurso ao PowerPoint, sem tirar todo o partido
desse instrumento (utilização de imagens, excertos da obra, etc.).
2.
Distribuíram
bem o trabalho pelos dois elementos.
3.
O B.
descreveu as várias personagens intervenientes no episódio e o F. resumiu o
episódio, lendo dos slides.
4.
Ponto
forte: descrição do Dâmaso
como um personagem relacionado como o início e o fim dos amores de Carlos.
5.
Menos
bom: Foram demasiado
esquemáticos, resumindo personagens e episódios, quando poderiam ser mais
explicativos ou seletivos. Iniciaram e terminaram de modo abrupto (sem
conclusão) ou abreviado (introdução fraca).
|
14
|
|
3
|
14
|
Cap. 16
O sarau no Teatro Trindade
|
7
|
6.
Fizeram
uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com imagens
pertinentes.
7.
Distribuíram
bem o trabalho pelos dois elementos, com certa expressividade.
8.
Após
uma muita breve introdução ao trabalho por N., a F. expôs os vários assuntos
(ver uso das aspas no PowerPoint) tratados no episódio/sarau, com à vontade e
expressividade.
9.
Boa
gestão de tempo; captação da atenção dos colegas. Poderiam ter apresentado o
excerto escolhido num slide.
10.
Menos
bom: Poderiam ter
valorizados os acontecimentos culturais do sarau; mostrar como as personagens
se comportaram durante o sarau.
|
16
|
|
21
|
16
|
Cap. 18
O passeio de Carlos e Ega
|
1
|
1.
Fizeram
uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint (imagens
pertinentes, tópicos textuais) e vídeo.
2.
Distribuíram
bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.
Ponto
forte: Conseguiram
encontrar o segmento adequado do episódio final na minissérie brasileira e
apresentá-lo à turma (poderiam ter explicado um pouco mais esta escolha).
4.
Boa
gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
|
17
|
|
9
|
17
|