3 de junho de 2012

11º G - Comentário das exposições orais, em grupo


Trabalho de grupo: Apresentação oral sobre um episódio de Os Maias

avaliação


Episódio
Grupos
Comentários
Classif.
0-20


Cap. 8

Carlos em Sintra

10

1.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com linguagens diversificadas: imagens (pertinentes), textos (adequados).
2.      Distribuíram bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.      O B. introduziu o tema, explicitando qual o enfoque do trabalho (seleção de informação).
4.      Ponto forte: darem a conhecer excertos do cap., complementando-os com imagens, e terem comentado quer os excertos quer as imagens (boa valorização do material utilizado).
5.      Finalizaram, selecionando uma parte/momento de que gostaram mais. O arco de Seteais enquadrando o Palácio da Pena.
6.      Boa gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
18
4

18



Cap. 12

O jantar dos Gouvarinho

6
1.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com imagens pertinentes e visualmente muito conseguidas.
2.      Distribuíram bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.      O D. expôs uma visão geral do episódio e depois salientou os principais assuntos tratados durante o jantar, sem ler e com uma boa dicção. Muito bom!
4.      O Y. explicou os principais objetivos do jantar e a ementa. Boa valorização das imagens.
5.      Boa gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
6.      Menos bom: dizer que uma das personagens “sofria de diletantismo” como se fosse de facto uma doença; caraterizar as personagens em si (no global do romance) sem referir como se comportaram ou foram importantes no jantar. A referência a Afonso da Maia (excerto) é acessória.
17
14

17




Cap. 15

Jornal “A Tarde”
“A Corneta do Diabo

11

1.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com linguagens diversificadas: imagens e textos pertinentes e até engraçados.
2.      Distribuíram bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.      O J. introduziu o tema, utilizando o PowerPoint e explicando de memória todos os pormenores do episódio. Muito bom!
4.      O D. explicou a crítica visada com o episódio, procurando estabelecer um paralelo com a atualidade.
5.      Enunciaram e descreveram as principais personagens intervenientes no episódio.
6.      Ponto forte: finalizaram, selecionando um excerto caricato/interessante que sintetiza bem o episódio.
7.      Boa gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
8.      Menos bom: Os tópicos do resumo do episódio são expressos exatamente como na ficha informativa fornecida pelo professor.
17
5

17



Cap. 10

As corridas de cavalos

8

1.      Fizeram uma apresentação oral com recurso ao PowerPoint, sem tirar todo o partido desse instrumento (utilização de imagens, excertos da obra, etc.).
2. Distribuíram bem o trabalho pelos dois elementos.
3. O B. descreveu as várias personagens intervenientes no episódio e o F. resumiu o episódio, lendo dos slides.
4. Ponto forte: descrição do Dâmaso como um personagem relacionado como o início e o fim dos amores de Carlos.
5. Menos bom: Foram demasiado esquemáticos, resumindo personagens e episódios, quando poderiam ser mais explicativos ou seletivos. Iniciaram e terminaram de modo abrupto (sem conclusão) ou abreviado (introdução fraca).
14
3
14


Cap. 16

O sarau no Teatro Trindade

7

6.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint com imagens pertinentes.
7.      Distribuíram bem o trabalho pelos dois elementos, com certa expressividade.
8.      Após uma muita breve introdução ao trabalho por N., a F. expôs os vários assuntos (ver uso das aspas no PowerPoint) tratados no episódio/sarau, com à vontade e expressividade.
9. Boa gestão de tempo; captação da atenção dos colegas. Poderiam ter apresentado o excerto escolhido num slide.
10. Menos bom: Poderiam ter valorizados os acontecimentos culturais do sarau; mostrar como as personagens se comportaram durante o sarau.
16
21

16


Cap. 18

O passeio de Carlos e Ega

1

1.      Fizeram uma apresentação oral interessante, utilizando PowerPoint (imagens pertinentes, tópicos textuais) e vídeo.
2.      Distribuíram bem o trabalho pelos dois elementos, sendo expressivos.
3.      Ponto forte: Conseguiram encontrar o segmento adequado do episódio final na minissérie brasileira e apresentá-lo à turma (poderiam ter explicado um pouco mais esta escolha).
4. Boa gestão de tempo; captação da atenção dos colegas e valorização dos materiais.
17
9

17